Entenda como a falta de transparência do governo Bolsonaro ameaça ainda mais as políticas de proteção da floresta e seus povos

O governo Bolsonaro parece ter se inspirado na famosa cor do uniforme do Exército quando resolveu passar uma maquiagem verde-oliva em sua política antiambiental.
Mas esconder a verdade não é tão simples hoje em dia e, entre as demandas feitas por executivos internacionais ao governo brasileiro, para que continuem investindo no país, está o acesso público aos dados de desmatamento e cobertura florestal. Ou seja, junto com a diminuição da destruição, eles querem transparência.
“O governo Bolsonaro tenta maquiar dados e fatos: insiste em mudar a imagem da Amazônia, mas segue sem querer mudar a realidade”, afirma Mariana Mota, coordenadora de Políticas Públicas do Greenpeace Brasil. “Mas a verdade que o mundo vê é que o desmatamento da Amazônia está batendo recorde e a temporada de queimadas criminosas promete ser ainda pior do que em 2019”.
Para te ajudar a entender a gravidade que é a falta de transparência do governo Bolsonaro, listamos abaixo o kit maquiagem que vem sendo usado, tanto para dar sequência à agenda de retrocessos, quanto para responder às críticas cada vez mais numerosas, no Brasil e no exterior, a esta política antiambiental.
#1 – Corretivo
Três dias depois de o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) anunciar que a Amazônia sofreu o maior desmatamento para o mês de junho em cinco anos, Lubia Vinhas, coordenadora-geral do setor responsável por esse monitoramento, foi exonerada de seu cargo. A repercussão negativa do caso levou o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, a argumentar que a mudança se deve a uma reestruturação pela qual o Inpe está passando.
Não é a primeira vez que o governo federal tenta tirar do caminho quem, baseado em evidências científicas, apresenta números indicando a área de floresta perdida a cada dia. Há um ano, o então diretor do Inpe, Ricardo Galvão, foi demitido após divulgar o aumento do desmatamento na Amazônia.
Se a reestruturação é real, ela se deve à militarização do órgão, processo criticado por servidores do Inpe em carta aberta e por especialistas como Gilberto Câmara, que dirigiu o Inpe entre 2005 e 2012 – justamente quando as taxas de desmatamento caíram no bioma. Ele diz que estão tentando transformar o Inpe em uma organização altamente hierarquizada, como um quartel – uma maneira de diminuir o debate ao afastar os funcionários do alto escalão. Para Câmara, os militares estão entrando em uma instituição sem entendê-la e respeitá-la.
Outro ponto que pode facilitar a maquiagem na divulgação dos dados pelo governo é uma mudança recente, proposta pelo Conselho da Amazônia, que centraliza no Ministério da Defesa a responsabilidade das informações sobre queimadas na Amazônia para subsidiar operações de fiscalização.
O trabalho realizado pelo Inpe é reconhecido internacionalmente – foi graças ao instituto que se tornou possível criar políticas efetivas de combate ao desmatamento no início dos anos 2000, unindo monitoramento e ações de fiscalização pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama). Esconder informações pode ser um duplo tiro no pé para o governo, porque viola a transparência exigida pela Constituição Federal e gera ainda mais desconfiança lá fora.
#2 – Base
Como já mostramos neste blog, a militarização das ações contra o crime na Amazônia é um fracasso. Com orçamento de R$ 60 milhões por mês, a Operação Verde Brasil 2, com base na Garantia da Lei e da Ordem (GLO), não tem resultado em proteção à floresta. Uma de suas estratégias ineficientes é a “moratória do fogo”, que proíbe o uso do fogo em território nacional por 120 dias. É claro que a moratória, sozinha, não funcionará. Ela precisa estar atrelada ao trabalho de repressão ao crime feito pelo Ibama em campo, o que não está acontecendo.
#3 – Sombra
Outro órgão que vem sendo corroído por dentro sob o disfarce de “reestruturação” é o Ibama, responsável pelo trabalho de inteligência e fiscalização no combate a crimes cometidos por grileiros, madeireiros e garimpeiros. Com a GLO, o Ibama passou a atuar à sombra das Forças Armadas, pois Mourão retirou do órgão sua autonomia e liderança no planejamento e execução de ações em campo.
Em manifestação técnica divulgada essa semana, servidores voltaram a denunciar o desmonte das estruturas de proteção ambiental, e lembraram que todas as ações eficazes de combate ao desmatamento na Amazônia, resultando na diminuição de mais de 80% dos índices de desmatamento entre 2004 e 2012, “foram protagonizadas pelo Ibama”.
#4 – Lápis de olho
O lápis tem sido usado para riscar informações importantes para a proteção das florestas — é o caso dos dados sobre áreas embargadas por crimes ambientais, omitidos pelo governo Bolsonaro há mais de oito meses. Esses dados são usados como critério para concessão de crédito rural e comercialização de produtos agrícolas. O resultado é que áreas ilegais continuam a receber financiamento e lucrar com a destruição.
Uma ação na Justiça Federal exige que o antiministro Ricardo Salles e o presidente do Ibama, Eduardo Bim, voltem a divulgá-los, conforme manda a lei.
#5 – Iluminador
Uma boa maquiagem exige um bom investimento em campanha publicitária. Não à toa, o governo federal contratou empresas de relações públicas nos Estados Unidos, Europa e Ásia para vender a falsa imagem que, no Brasil, está tudo sob controle e nossas florestas estão intactas. As peças publicitárias pretendem minimizar a destruição da Amazônia e desvincular o desmatamento do agronegócio brasileiro. O problema é que negar a realidade não vai restituir os quilômetros de árvores derrubadas.
#6 – Batom
Como parte da estratégia de retirar a autonomia e transparência do Ibama e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), servidores desses órgãos estão reféns da “lei da mordaça”, proibidos de falar com a imprensa. A centralização das informações resultou que, nos primeiros nove meses do governo Bolsonaro, a procura da imprensa quadruplicou, mas 8 a cada 10 pedidos de jornalistas não foram respondidos pela assessoria de comunicação do Ministério do Meio Ambiente.
Outro sintoma da falta de transparência é destituir quem denuncia o governo. Após ser acusado de esvaziar a Comissão de Ética do Ministério do Meio Ambiente, Ricardo Salles tirou Marcelo Grossi do cargo de secretário-executivo da comissão. Foi Grossi quem enviou ofícios com a denúncia ao CGU (Controladoria-Geral da União), à CEP (Comissão de Ética da Presidência) e ao TCU (Tribunal de Contas da União).
Cara lavada já!
Em um ano e meio de mandato, o governo Bolsonaro seguiu apenas uma agenda: a da destruição, como mostramos em nossa linha do tempo: https://www.governodadestruicao.org/
No entanto, querer um governo “de cara lavada”, que seja transparente em suas ações e dados, não é pedir muito. É fazer cumprir a lei e garantir a participação da sociedade na elaboração e execução das políticas públicas.
Para evitar que o Brasil continue a ser visto como um vilão ambiental, é preciso atitudes concretas que levem à proteção de nossos recursos naturais e biodiversidade, como: fortalecer o trabalho do Ibama e do ICMBio em campo; criar unidades de conservação; assegurar a demarcação de terras indígenas e os direitos desses povos; e incentivar a produção agroecológica em lugar dos barões do agronegócio venenoso. Não temos mais tempo e vidas a perder.
Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!
Discussão
Eu não consigo entender como o Sr Jair M. Bossonaro se tornou presidente. Ele não tem capacidade, e o pior, a única coisa que lhe interessa, como tbm a seus filhos, é o poder, mas creio que a verdade nós libertará ele terá sua recompensa.
Bom dia, penso que você deveria buscar suas fontes de informações nas próprias redes sociais do presidente e seguir seus ministros para ver o excelente trabalho que estão fazendo. Não si muda um país de 500 anos com apenas 20 meses no governo, abraços !
Aff
As redes sociais do presidente só contém fakenews emitidas pelo Gabinete do Ódio, instalado no Palácio do Planalto.
Bolsonaro é um fraco ,não é um lider..É preconceituoso ,Misógino,Racista.... Não tem a menor capacidade para Liderar o Brasil... Nessa Pandemia que estamos ,não temos um MInistro da Saúde e sim um militar.. isso é pavoroso,inadmissível.. Não se preocupa coma Amazonia, nosso tesouro e nem com os as mininorias, quilombolas e indigenas... Triste.. temos que mudar isso urgente
Seguir as redes sociais do presidente???? Isso deve ser algum tipo de pegadinha.
Já tivemos muito pior com um sindicalista que quebrou as empresas brasileiras, ignorou as reformas necessárias e permitiu a corrupção em escala já mais vista. Bolsonaro preside, mas não é o governo. O país avança em várias áreas, apesar da situação deplorável deixada pelo governo PT.
Hoje li que o Ministro do Meio ambiente realmente fez passar a boiada: "Um levantamento da folha em parceria com o Instituto Talanoa aponta que, março a maio deste ano, já em meio a pandemia do novo coronavírus o Executivo Federal publicou 195 atos no Diário Oficial .... relacionados questão ambiental." Folha de SP 29/07/20. Uma mudança de visão relacionada a questão ambiental somente virá com o fim deste governo, que se auto intitulou "Presidente Motosserra".
Infelizmente não posso concordar com toda a sua matéria... porém tenho visto o governo federal que já instruiu o vice presidente Mourão que juntamente com outros órgãos estão fazendo um bom trabalho que vão trazer Excelentes resultados para nossa Amazônia com certeza isso vai mudar essa imagem aqui fora!
Onde o Greenpeace estava durante todo o período de governo do PT, foi conivente e omisso com tudo que ocorria no Brasil. Vejo acerto na maioria das politicas deste governo, principalmente em acabar com a corrupção de ONGs fajutas e que estão a serviço de interesses internacionais. Falar da Amazônia na Rua Frei Caneca no centro de São Paulo é fácil agora ir lá e conhecer a região como o General Mourão é outra história. O Greenpeace devia deixar de lado sua postura esquerdista e apoiar o governo naquilo que tem sido feito de bom e sequer é comentado por vocês.
Para quem não conhece a fundação e atividades da Instituição não governamental é bom que lei"Fundado em 1971 por um grupo de ativistas canadenses[6] sob o nome de Don't Make a Wave Committee, como resposta ao interesse do Governo dos Estados Unidos em testar armas nucleares nas Ilhas Aleutas. Devido ao terremoto de 1964 ocorrido no sul do Alasca, os ativistas suspeitaram que o teste poderia gerar um tsunamis na região. Entretanto, não impediu que eles fossem realizados.[7] Atualmente, cerca de três milhões de colaboradores em todo o mundo - oitenta mil no Brasil (Greenpeace Brasil) - que doam quantias mensais que variam de acordo com o país. Entre os primeiros ativistas que ajudaram a fundar a organização na década de 1970, havia pessoas com estilo de vida hippie e membros de comunidades quakers americanas, que migraram para o Canadá por não concordarem com a Guerra do Vietnã"
O que acontece na Amazônia é, simplesmente, extermínio ambiental maquiado. O medíocre ministrinho do Meio Ambiente é somente um criminoso mentiroso. E o presidente psicótico da República o criminoso maior. Atenta contra a Segurança Ambiental do país. Promove,cinicamente, via descaso,um lento extermínio de nossos indígenas, usando essa terrível pandemia,da qual também faz pouco caso em relação ao povo brasileiro. Reacionário e fundamentalista social,religioso e político, junto com seus asseclas, uma destruição, via queimadas e desmatamento ,de nossa Amazônia,além do desmonte,ético e de atuação,de nossos órgãos de ação e proteção de nossas florestas e comunidades indigenas e suas terras. É extremamente vergonhoso...e doloroso.
Concordo plenamente com você.
Tudo pode ser resumido em uma frase : "o pior cego é o que não quer ver" ...
Espero que o presidente Bolsonaro reveja a politica ambiental do Brasil, pois segundo as denuncias do Greenpeace sua maneira de lidar com a causa ambiental no Brasil está decepcionando seus eleitores. Eu não votei nele, mas tenho esperança que esta situação venha melhorar.
Quanto alienado aqui na página do Greenpeace, infelizmente só pensam no presente, as gerações futuras pagarão pelo egoísmo e acreditar num conservadorismo que só promove poucos. Acordem pra vida esse desgoverno faz questão de destruir a amazônia e premiar aqueles que fazem lobby e campanha política.
Este governo está promovendo um retrocesso total no país em todas as áreas. No meio ambiente corremos o risco de não conseguirmos recuperar o que perdermos com essa liberação para a destruição do meio ambiente. REVOLTANTE!!!!
Um grande absurdo está acontecendo com a nossa floresta. Uma vez que o próprio governo, com o seu desgoverno, piorou dez vezes mais ou muito mais, incentivando queimadas, sem ter nenhuma política de contenção da mesma, por simplesmente achar bom e ainda cruzar os braços.
A questão não é o governo achar bom. O horror é ver pessoas defenderem um desgoverno que além de fascista é despreparado para gerir uma nação tão grande e linda como a nossa! E ao falar isso não estou sendo petista,estou sendo consciente!!!
O Greenpeace com coragem faz denúncias importantes e de valor para a preservação de nossa floresta e fauna. As negativas do atual governo em responder aos questionamentos feitos, equivalem à confirmação das acusações feitas pelo Greenpeace. Situação lamentável a que vivemos.
É muito triste o uso dessa maquiagem,bem diferente do objetivo e dos cosméticos utilizados por algumas pessoas que os usam com o objetivo de ressaltar algumas belezas. Essa maquiagem só serve para manchar a alma da natureza que Deus já nos deu com uma perfeição inquestionável e que a ganância de alguns a maculam enfeiando o nosso mundo.
Esse governo é uma" ditadura maquiada",graças a democracia temos os outros 2 poderes que impedem que esse governo faça coisas piores do que já fizeram.Pior governo da história do Brasil,uma vergonha para os cidadãos de bem,sem falar da bajulação do Bolsonaro com o presidente Trump,que o Brasil não leva vantagem em nada,pelo contrário.
Perfeita Analogia... precisamos de uma politica Ambiental mais efetiva.. com um Ministério que tenha o valor sobre a Natureza... Infelizmente o Ministro joga contra a Ecologia, ecos sistemas, preservação das Matas, Amazônia, povos Indigenas. Precisamos nos unir para Brasil acordar ,,Precisamos cuidar do Planeta, do nosso pais,.. existem gerações futuras ... Contem comigo
Este governo pensa igual aos militares do passado que pensavam em fazer cidades na Amazonia , e os indios e meio ambiente que se dane. O pensamento do ministro do meio ambiente diz tudo naquela reunião de abril "Vamos aproveitar que a midia esta de olho na covid -19 e passar a boiada ". Não pensa no futuro do pais e netos depois vai chorar o leite derramado.
Este país,seus governantes, não sabem do valor que a floresta representa...precisamos de pessoas que não se calem a prepotência e a arrogância deste que ora lidera esse país e não entende o significado do que é democracia,Por favor não parem,mostrem à todos que precisamos lutar contra o desmatamento hoje e sempre. j
Absurdo,digo isso a muito tempo, mas já é tarde, a corrupção e a ganância tem raízes profundas.
Todo o ouro roubado pelos garimpeiros, madeiras ilegais, minérios e petróleo que querem retirar da Amazônia, para enriquecer uma oligarquia criminosa sustentada por esse Messias Impostor Genocida que aprova como excelente o ministro do Meio-Ambiente, condenado pela justiça por falsificação de mapa, arrasando a maior biodiversidade do planeta de valor infinito aos que roubam o Brasil, com apoiadores que endossam essa criminalidade desse governo de monstruosidade apocalíptica: entrega de ativos do Banco do Brasil, entrega dos gasodutos e refinarias da Petrobrás, boiada da devastação, embraçado com Roberto Jefferson e Valdemar da Costa Neto.
É triste, triste é. Ver o governo acabando com a floresta. Já não passou toda a boiada??
É triste...mas impossivel não rir um com as perfeitas comparações do que estão fazendo a uma maquagem. Ficou muito bom este artigo. Obrigada ao Green Peace pela cara lavada sempre.