O Greenpeace e outras organizações entram hoje com ação judicial contra o governo, por canetada que pretende facilitar a exportação de madeira nativa sem fiscalização

Neste Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06), em meio à escalada do desmatamento e do autoritarismo e à pandemia do coronavírus, que já matou mais de 34 mil pessoas no país, queremos reafirmar que nossa natureza é de luta. Se existe um governo federal antidemocrático e antiambiental, existe também um grande movimento de resistência a todo e qualquer retrocesso no Brasil.
O Greenpeace faz parte deste movimento e hoje, junto com o Instituto Socioambiental (ISA) e a Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa), está entrando com uma ação judicial contra o governo antiambiental de Bolsonaro. A medida tem o objetivo de reverter uma canetada do governo que pretende facilitar a exportação de madeira nativa sem fiscalização, a pedido de madeireiras.
O que estamos apresentando hoje, à Justiça Federal do Estado do Amazonas, é uma Ação Civil Pública (ACP) contra a União e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), e exige a anulação de um despacho emitido pelo presidente do Ibama, Eduardo Bim. O despacho criminoso deixa de seguir a lei vigente e se aplica a todo o país, mas afeta especialmente a Amazônia.
Para você relembrar o caso: um dia antes da confirmação do primeiro caso de Covid-19, em 25 de fevereiro, em plena terça-feira de Carnaval, o presidente do Ibama liberou exportações de madeira nativa sem autorização do órgão. A mudança na regra favorece a comercialização de madeira ilegal, um grande problema na Amazônia. Na ocasião, um servidor do Ibama criticou a medida e acabou sendo demitido pelo ministro Ricardo Salles.
Quando o governo Bolsonaro tira do Ibama o poder de fiscalizar a exportação de cargas de madeira retirada das florestas, deixa claro que joga em favor do crime. Se as ações de fiscalização contra o crime na Amazônia diminuem, madeireiros ilegais têm estrada aberta, literalmente, para desmatar.
“Este é um governo que abriu mão do seu papel de proteger a floresta para incentivar o desmatamento. Como resultado, a destruição, o crime e a violência explodiram na Amazônia. Cabe agora a sociedade cuidar do maior patrimônio ambiental dos brasileiros. É o que estamos fazendo hoje”, diz Tica Minami, Diretora de Programas do Greenpeace Brasil.

Luta pela democracia e o meio ambiente em muitas frentes
Neste movimento de resistência contra o desmonte ambiental, muito atores estão atuando em diversas frentes. Hoje também estão sendo apresentadas duas Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) ao Supremo Tribunal Federal, movidas pelos partidos PSOL, PSB, PT e Rede. As ADIs acusam o governo federal de omissão e alertam que a Amazônia e o clima global estão ainda mais ameaçados no momento, porque o Fundo Amazônia e o Fundo Nacional sobre Mudanças Climáticas (Fundo Clima) não estão sendo usados.
Esses fundos são os principais mecanismos financeiros da política climática brasileira, que permitiriam ao país cumprir as metas do Acordo de Paris e da Política Nacional sobre Mudança do Clima. No entanto, ambos os fundos estão congelados há um ano e meio, desde que Bolsonaro assumiu a Presidência.
“A governança climática no Brasil ficou paralisada no momento crítico em que o país precisava começar a implementar seus compromissos assumidos no Acordo do Clima de Paris. Isso ocorreu por ato deliberado do governo. Na reunião de 22 de abril, o ministro Salles disse temer que as ações do governo fossem objeto de ‘pau no Judiciário’. É exatamente isso que estamos ajudando a fazer, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente”, diz Márcio Astrini, secretário-executivo do Observatório do Clima.

Brasil está boicotando o Brasil
A política antiambiental do governo Bolsonaro vem provocando reações negativas do mercado internacional e de governos de outros países quanto a acordos comerciais com o Brasil. Mais de 40 associações e empresas globais de diferentes setores, parlamentares ingleses e alemães e congressistas dos Estados Unidos já demonstraram preocupação.
Esta semana, o parlamento holandês se juntou aos da Irlanda e da Bélgica recomendando a rejeição ao acordo União Europeia – Mercosul, pela falta de garantia de regras que protejam a Amazônia e impeçam o desmatamento ilegal. O Comitê da Câmara dos Estados Unidos também se opõe a qualquer acordo comercial entre os dois países, em função das alarmantes e crescentes taxas de desmatamento.
“Enquanto insistir em levar adiante sua agenda antiambiental e antidemocrática, o governo Bolsonaro estará, de fato, boicotando a economia do Brasil”, alerta Tica Minami.
Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!
Discussão
Queremos 70 por cento de proteção para rios e mares e 100 por cento na piracema.
Estamos passando por um momento crucial sobre todos os aspectos da vida política em nosso país. Estamos sendo governados por um lunático em quem não se dá pra acreditar. Fico perplexa com as defesas puramente ideológica de alguns que ainda tentam tampar o sol com a peneira. Socorro!!!
Por um meio ambiente saudável e livre da exploração.
Quero poder envelhece e ver meu filho pode pesca,pois hoje não podemos devido a contaminação da Samargo em nosso Rio doce.
Infelizmente, entra e sai ministro, e só piora...quem precisa sair é o responsável por todo (des)mando, o presidente do governo que não nos representa, em nada!
Eu admirava muito vcs, agora não admiro mais. Vcs são politiqueiros e só veem o lado ruim desse governo. Por que não viram toda a corrupção e erros dos últimos anos. Me respondam, se puderem e se não puderem, por favor, risquem meu nome dos seus envios!
Não tenho licença para defender o GreenPeace, mas lhe digo que eles sempre apontaram e se manifestaram sobre os erros de outros governos, pelo menos eu sempre recebi msgs nesse sentido no passado. Entretanto, o governo atual tem sido o que mais tem desrespeitado e atacado a defesa do meio ambiente. Esse é um fato notório!
Com todo respeito a teu comentário, considero que você está misturando política com lutas pela vida. Seja qual governo for temos que lutar pela vida e a Amazônia é vida!
La lucha por la vida ¡es política! Por lo tanto por el medio ambiente también lo es.
Não estou por dentro da atual situação, mas, se for desse jeito, temos que frear esse desmatamento, vou me situar, pra que eu possa fazer comentários com responsabilidade
Não consigo entender essa herança de destruição que querem deixar para acabar com as futuras gerações, quando chegar o tempo em que perceberão que a água e o ar são mais valiosos do que o metal ou qualquer pedra será tarde demais, já é tarde para a vida humana na Terra, passou da hora de acordarem e instituírem o desmatamento zero, já temos muitos terrenos devastados e inexplorados e muito material a reciclar pra ter que derrubar mais árvores para qualquer coisa, poluir rios deve ser crime hediondo e ver "seres" tentar beneficiar ainda mais quem acaba com a vida e nos envenena é triste e revoltante demais, não há palavras que definam... Não faço ideia como dormem sabendo que são um linfoma para o mundo, respeitem a mãe natureza e chega de termos que viver pandemias por causa de pandemônios que devastam e trazem as doenças, são as doenças...
Olá, Ivan, como vai? Para o Greenpeace, não importa quem esteja sentado na cadeira presidencial: iremos sempre nos manifestar contra atitudes nocivas ao meio ambiente e nosso futuro. Assim como estamos fazendo com Bolsonaro, pressionamos governos anteriores a adotar políticas que não destruam a Amazônia, nossa maior riqueza. Relembre alguns outros momentos marcantes neste blog: https://www.greenpeace.org/brasil/blog/nosso-partido-e-a-floresta/
Realmente é um absurdo o que está acontecendo. O desmatamento só aumenta e é preciso tomar providências. Só sobreviveremos com a floresta em pé. Podem contar sempre comigo. O que estiver ao meu alcance, farei.
Acho que tem que ter um boicote por parte de empresários estrangeiros a produtos e produtores que desmatam para plantar e criar gado em áreas protegidas ou que tenham sido alteradas a forma de proteção. O Brasil tem que investir em tecnologia para tirar o maior aproveitamento das terras disponíveis. O Brasil perde com a exportação de madeira nobre sem fiscalização, além de perder a grande biodiversidade que acontece com o desmatamento, ainda perde com a extração ilegal. Lamentável essa decisão. Torço para que
olha só tenho mais a lamentar profundamente essa destruição predatória, inescrupulosa e covarde sobre nossas florestas de mata atlântica e amazônica tropical, pampas, caatinga e nosso cerrado, por mim queria ter bilhões para poder proteger de forma social, jurídica, paramilitar e demais que existir nossos índios quilombolas ribeirinhos e todo brasileiro injustiçado, porém é um ciclo de poder onde vamos de mal a pior, só essa roubalheira de covid, pelo amor de deus, povo marcado povo feliz, chega até cansar de ver o descaso, desorientação,desamor,desordem,discrepância,desigualdade,deturpação,destruição, que é promovida, acho que ordem é necessária pois também já observei muita desordem em lado oposto e acredito que essas extremidades desordeiras e destrutivas farão chegar-se não seu a que custo ao equilíbrio necessário.
É nítido que o objetivo do governo atual tem sido acabar com nossas florestas ! Criando politicas para facilitar a exportação de madeira nativa sem fiscalização. Não podemos permitir tal fato !!!
reconhecimento .
Por um meio ambiente saudável e livre da exploração.
Nosso país está doente, infelizmente além da epidemia que assola o mundo temos um (desgoverno) que além de demonstrar uma verdadeira face facínora com a população, ignora e manipula por trás de um genocida do meio ambiente intitulado ministro .Nossa floresta chora, nossos animais choram , temos que nos unir e dar um basta a tanta insanidade e falta de amor!
Jair Bolsonaro cometeu atos criminosos contra o meio ambiente e contra o povo brasileiro, a maior parte dos quais com efeitos irreversíveis e consequências nefastas para todo o planeta. Deve responder pelos seus atos em Haia, para que o mundo restaure a esperança.
Onde existe conteúdo com participação partidos políticos de esquerda, socialistas e comunistas, não me interessa participar. Apóio o nosso governo, que tem tentado fazer o possível pela governança.
Estou de pleno acordo com as iniciativas do Greenpeace e entidades coligadas. Faço votos que as ações judiciais (ACP e ADI) tenham pleno êxito e que os órgãos judiciários competentes atuem pronta e eficazmente. Sugiro ao Greenpeace que informe detalhadamente os países estrangeiros interessados sobre as graves irregularidades ambientais que estão acontecendo no Brasil. Salve a Querida Amazônia!
Parabenizo todos vocês e demais envolvidos por este trabalho super necessário e maravilhoso que fazem em prol da vida de todos , do planeta. Apoio e divulgo sepre. abs
Não bastasse a previsão constitucional que assegura a todos o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações (art. 225 da CF), trata-se de uma questão de moral, já que é aqui que vivemos, a nossa casa é um dever do Estado, dos três poderes e de cada um de nós preservar a nossa casa!
Divulguem o número das ADIns para que o público possa acompanhá-las no tramite processual.
Temos um longo caminho pela frente, retirar esse ministro, soménte, não será o suficiente, uma vez que, essa é a política desse des-governo!
Governantes incompetentes e sem cultura não valorizam o meio ambiente, mas sim optam pela extinção das florestas, esquecendo que as gerações futuras é que sofrerão as consequências. Este protótipo de ministro (Salles) não distinguir um pardal de gato.
ESSE GOVERNO IMPLEMENTOU UMA POLÍTICA DE DESTRUIÇÃO PERMANENTE CONTRA O MEIO AMBIENTE É UM CRIME GIGANTESCO O QUE ESTÁ SENDO FEITO CONTRA NOSSAS FLORESTAS E MATAS. A CULPA É DO PRESIDENTE DESPREPARADO,AUTORITÁRIO, QUE ESTIMULA ESSE DESMATAMENTO E COLOCOU NO MINISTÉRIO UMA PESSOA QUE FEZ UM DESMONTE NOS ÓRGÃOS DE FISCALIZAÇÃO E MAIS GRAVE, ELE ESTÁ SENDO PROCESSADO PELA JUSTIÇA PAULISTA ,POR ENRIQUECIMENTO ILÍCITO E LAVAGEM DE DINHEIRO, QUANDO ERA SECRETÁRIO DO ESTADO DE SÃO PAULO, A SERVIÇO DOS LATIFUNDIÁRIOS.
A esquerda comunista comandou esse país 14 anos, além da das queimadas, da venda ilegal de madeira, das invasões de terras indígenas pelos sem terras a mando de Lula e Dilma, os milhões de dinheiro que a França e Alemanha mandava eram roubados e nada era investido na segurança da Amazônia. Hoje o Greenpeace se tornou uma organização de esquerda recebendo milhões para criticar e destruir a imagem do Governo Federal . Logo sairá nas redes sociais uma campanha Fora Greenpeace chega de esquerda comunista nesse país. Brasil Acima de tudo 🇧🇷.
Qta ignorância!
Ate quando adolescentes idealistas continuarao apoiando organizacoes como esta? Patriotismo e bom senso parecem valores muito raros nas cabecas dos jovens. Nao surpreenderia ninguem ver jovens brasileiros apoiando a queda da soberania nacional sobre a Amazonia. A instrumentalizacao das universidades foi e eh uma "tacada de mestre". Nao eh de graca a campanha ferrenha para destruir o ministro Salles e o Weintraub. "Quem tem olhos de ver que veja". BRASIL ACIMA DE TUDO! DEUS ACIMA DE TODOS!
Sou contra o desmatamento,vdevemos respeitar o meio ambiente.
Força Greenpeace ,se vcs não fizerem alguma coisa pela Amazônia vamos ver as ruínas do Brasil.
Na situação atual a qual se encontra o Brasil, a união/ação organizada e apartidária das instituições da sociedade civil em prol das causas que realmente importam à vida, são o caminho viável e fundamental para a reversão dos caminhos tortuosos que estão sendo tomados por este desgoverno.
Caro colega eles batizaram o nome errado o certo é __Boçalnaro_ _o povo foi novamente enganado pela politica
Não se espera que um governo que cultua a morte e a destruição queira preservar o meio ambiente.esta gente não entende outra linguagem que não seja a do lucro não importando quem ou o que vá morrer.
Fora ministrinho Salles antes que seja tarde demais para as florestas, animais, biodiversidade e indígenas. O ministro Salles está tentando tornar legal o que é ilegal e na surdina, enquanto o povo luta pela sobrevivência e contra o coronavírus. o governo Bolsonaro despreza as questões ambientais, e o ministro Salles além de incompetente é mal-intencionado. Rocio Domanski from Curitiba - PR - Brasil
É lamentável esta situação e mais ainda os que apoiam ou se fazem de indiferente a esta realidade cruciante. Sou parte da natureza como qualquer um outro/a. Sino uma dor profunda cada fez que me confronto com esta realidade. Se pudesse faria movimento para todos os lados mobilizando as pessoas de todo o mundo para esta causa. Lutar pela Amazônia e a biodiversidade. Mas quero dizer-lhes meus amados irmãos/irmãs que estão na luta de frente, não estão sozinhos. Contem com a força das nossas orações e uma força suprema que lhes protege com saúde, ânimo, coragem e valentia na luta. Sigam em frente com fé e esperança. A Vitória é utopia mas vai chegar!
Eu acreditava que o GREENPEACE era para defender o meio ambiente, mas pelo visto me enganei. Tudo está em volta da política, por isso risque meu nome dos colaboradores.
Olá, Juliana, tudo bem? Muitas vezes, falar sobre meio ambiente É falar sobre política. Nós defendemos o meio ambiente, expomos e denunciamos crimes ambientais, pressionamos governantes, empresas e tomadores de decisão por medidas que protejam a nossa saúde e a do planeta. É o que fazemos o tempo todo. Os resultados de nossas lutas dependem, muitas vezes, de decisões políticas. Leia mais sobre isso aqui: https://www.greenpeace.org/brasil/blog/nosso-partido-e-a-floresta/
O desgoverno que persiste no país, está acabando com nossas florestas e com toda legislação ambiental, que por via de consequência, devia estar protegendo nosso meio ambiente e nossa população. A exemplo do que vem acontecendo com manifestações de parlamentares e instituições ambientais no exterior, faz-se urgente, haver manifestações pelo Brasil afora como forma de pressão para que o governo pare com essa política nefasta contra o meio ambiente. Vamos à Luta.
Eu apoio incondicionalmente o governo de Jair Messias Bolsonaro, lutei muito por isso, esperei por décadas que tivéssemos um Presidente com o perfil dele: conservador, patriota e sobretudo honesto! Posto isso, sou definitivamente contra a quem se opõe a ele. Ao que me consta nos governos petistas a Amazônia começou a ser vendida para países estrangeiros. Nunca vi uma reação por parte do greenpeace. Lutar contra o governo é lutar contra o Brasil!
Concordo plenamente. Tenho em meus arquivos cartas com informacoes absurdamente falsas nas quais esta organizacao contamina a percepcao das pessoas no exterior em relacao ao governo mais democratico e patriota que o Brasil ja teve. Esta organizacao virou uma militancia globalista . Ideais deturpados. Uma decepcao.
Parabéns, vocês não medem esforços para defender o meio ambiente e a saúde do nosso planeta!!!! 👏👏👏👏👏
A Amazónia é o pulmão do planeta.Se não a perservarmos estamos a continuar a pôr em risco a nossa própria sobrevivência neste planeta.
bom dia, se me permitirem solicito a comunidade baixar a guarda. O acirramento dos ânimos, polarização e divisão é o que os extremos querem produzir, tanto de direita como de esquerda. Vamos batalhar juntos pelo ecossistema, que é nossa única chance de sobrevivência.
Sem dúvida voces estão com plena razão
Vamos continuar protegendo as florestas, indígenas, a nossa humanidade. Por favor, vamos eliminar o Salles e seus corruptos. Urgente! Pelo amor de Deus. Grata. Eloá.
Agradeço a oportunidade de participar dessa luta para a preservação de nossa querida Amazônia! É muito triste nesse tempo de pandemia esse governo aproveitar a calma para fazer tanto mal, permitindo a destruição da nossa querida Amazônia! A destruição do nosso clima, da nossa biodiversidade, da natureza criada por Deus e da natureza humana.Vamos agir sim para defender o que acreditamos de ser o mais sagrado do nosso planeta: Nossa Amazônia!
não podemos facilitar o corte de madeira ilegalmente, muito menos permitir queimadas!!! essa é minha humilde opinião!!!
Se nossos governantes fossem mais inteligentes e honestos, veriam que a amazonia é uma das nossas maiores riquezas. Se o governo federal levar à ´serio, a proteçao da Amanonia, seria um dos caminhos mais estratégicos para nosso crescimento e credibilidade mundial. Na Amazonia se encontra o grande tesouro nao somente nosso mas de toda a humanidade. Temos que combater a ganancia barata, Temos que pensar à longo prazo, prezervando o que é nosso e parando de culparmos os estrangeiros pela exploraçao da amazonia. Se eles exploram ou exploraram, é porque alguém deu à eles essa permissao e com certeza "por baixo dos panos". O governo tem que implantar políticas sérias, contando com o trabalho e planejamento de especialistas no assunto. O povo brasileiro está exausto de ver tanta destruiçao, tanta corrupçao e políticas de "toma lá dá cá". Quando nossos políticos vao começar a realmente trabalhar honrando seus enormes salários e benefícios? Estamos exaustos desse atrazo e atravancamento! Precisamos de governantes sérios, idoneos para saírmos desse atoleiro centenário.
Greenpeace faz um excelente trabalho em defesa do meio ambiente, portanto, está defendendo a continuação da vida humana no planete terra.
É MUITO TRISTE VER A NOSSA NATUREZA SE ACABANDO SENDO DESTRUÍDA ALGUÉM TEM QUE FAZER ALGUMA COISA.
Que consigam reverter a canetada do governo. Realmente algo bom precisa acontecer antes que seja tarde demais. Parabéns pela iniciativa.
Lamentavel a conducao do atual governo em relaçao a tantos assuntos. Nossas terras sem um olhar cuidadoso e o desmatamento desenfreado. Somos tao passivos... Impotencia e tristeza. Obrigado ao Greenpeace Brasil por se fazer presente.
Me arrependo profundamente de ter ajudado a divulgar esta organizacao por anos a fio. Arrependo ainda mais de ter doado qualquer centavo para voces. Qualquer brasileiro que chama este governo de anti-democratico prova estar trabalhando no projeto sinistro globalista de afundar a soberania nacional e/ou eh um infeliz anti-patriota, um traidor. E se nao eh nada disto eh, com certeza, um tolo. Voces realmente apreciam a democracia? Eu tambem. Espero que a manifestacao da minha opiniao critica a respeito da imbecilidade da sua postura seja enquadrada no meu direito democratico de opinar.
Complementando minhas criticas para esta organizacao que faco questao de nao contribuir e ajudar nunca mais. Achei muito pouco democratico que a opcao de "Unsubscribe" nao existe e, se existe, eh bastante dificil de achar. Nao quero apenas deixar de receber TODOS os emais de voces como quero que APAGUEM DEFINITIVAMENTE o meu endereco e dados da sua lista de colaboradores e/ou contatos. Muito arrependida de ter colaborado com voces por anos, agradeco ter o meu nome apagado definitivamente dos seus arquivos. Por favor, faca-o o mais rapido possivel. Obrigada Adeus.
TODOS NOS BRASILEIROS DO BEM, TEMOS QUE PROTEGER A FLORESTA AMAZÔNICA DESTE DESGOVERNO DO BOLSONARO E DE SEUS MINISTROS DEMENTES IGUAIS A ELE, VAMOS NOS LEVANTAR E DIZER BASTA PARA ESTAS COISAS DO INFERNO, VAMOS FAZER COMO DIZ EM NOSSO HINO NACIONAL UM FILHO SEU NÃO FOGE A LUTA, FORÇA BRASIL
Salir a las calles megafono en mano y denunciarlo,recojer firmas.haced todo lo que este envuestra mano. Ánimo ,Yo en Galicia España,denunciare toda la madera tropical que vea vender.Chema
Não podemos parar - no time to silence
Precisamos resistir a esse governo. É absurdo atrás de absurdo, eles querem acabar com a natureza! Tamo juntos, Greenpeace e ISA. Continuo apoiando, juntas somos mais fortes!