Lançamos hoje uma petição em defesa da natureza do Brasil. A hora de agir é agora – participe!

De um lado, um exuberante tapete verde-escuro formado por centenas de árvores de diferentes espécies e entrecortado por igarapés. De outro, tocos de árvores e galhos secos que jazem em meio a um cenário de destruição, sem água, sem animais, sem cor.

Você não precisa pensar muito para dizer qual das duas imagens prefere, certo? Quando falamos em proteção da natureza, estamos falando de nossa própria sobrevivência no planeta Terra. Sem a Amazônia, o Cerrado e outros importantes ambientes naturais, nossas vidas estarão seriamente ameaçadas! A rica biodiversidade, nascentes, rios e solo fértil desses ecossistemas são o que garantem a disponibilidade de água doce e de alimentos. Essas regiões também têm o importante papel de regular o clima do planeta, nos ajudando a combater as mudanças climáticas.

Crianças Munduruku brincam no Rio Tapajós, na região da Terra Indígena Sawré Muybu, do povo Munduruku, no Pará.

A hora de agir pelas florestas é agora! © Valdemir Cunha/ Greenpeace

A floresta é lar de povos indígenas, quilombolas, comunidades extrativistas e tradicionais, que dependem dos recursos da mata para viver. Também abriga milhares de espécies animais e vegetais que têm igualmente o direito de existir, sendo que muitas não são encontradas em nenhum outro lugar do mundo.

O grande problema é que esses ambientes tão importantes do Brasil vêm sendo destruídos devido à extração ilegal de madeira, criação de gado e produção de commodities, principalmente soja e milho, que serão usados posteriormente para ração animal mundo afora. Os dados são assustadores: na Amazônia, entre 2017 e 2018, o desmatamento aumentou em 13,7%, atingindo uma área total de 7.900 km², segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). E quase metade da área total do Cerrado já foi desmatada, que tem um ritmo de desmatamento maior que o da Amazônia.

Por isso, não temos mais tempo a perder. Hoje, estamos lançando a petição “Sem Floresta, Sem Vida!”, para exigir Desmatamento Zero Já! Não podemos mais permitir que o desmatamento aumente. O novo governo precisa se comprometer com a proteção do meio ambiente e tomar as medidas necessárias para manter nossos importantes ecossistemas naturais protegidos. A transição para sistemas mais sustentáveis é necessária e possível, desde que seja uma prioridade.

Nossa nova petição pede ao governo brasileiro:

– Adoção do Desmatamento Zero como política ambiental urgente e prioritária no Brasil;

– Garantia da responsabilidade do Ministério do Meio Ambiente, evidenciando uma estrutura clara, com competências e orçamento adequados para o combate ao desmatamento no País;

– Imediata retomada das demarcações de Terras Indígenas e proteção das Unidades de Conservação.

Floresta próxima ao Rio Tapajós, na região da Terra Indígena Sawré Muybu, do povo Munduruku, no Pará.

Sem a floresta em pé, toda a vida do planeta fica ameaçada. © Valdemir Cunha/ Greenpeace

Transforme a informação em ação

Você deve estar se perguntando: mas o que eu posso fazer para ajudar? Para começar, assine a petição e mostre ao governo que você se importa com a preservação das riquezas naturais do Brasil e está disposto a defendê-las. Queremos entregar, no Palácio do Planalto, os desejos dos brasileiros e brasileiras preocupados com o futuro de suas famílias, do País e das novas gerações.

Em seguida, mobilize as pessoas! Espalhe ao mundo que existe uma nova petição rolando, compartilhe-a com amigos e familiares nas redes sociais; crie grupos de discussão e acompanhe nossos próximos passos. Quanto mais pessoas estiverem unidas em prol dessa causa, maior pressão faremos para mudar o que está errado.

Quem acompanha nosso trabalho sabe que desde 1999 estamos lutando pelo fim da destruição das florestas brasileiras. Em 2012, lançamos uma ampla campanha com outras organizações pelo compromisso do Estado brasileiro com o Desmatamento Zero em todo o país, que reuniu mais de 1,4 milhão de assinaturas.

Assine a petição “Sem Floresta, Sem Vida!” aqui!