Pelo planeta, pela sua saúde, pelos animais: que tal passar uma semana sem consumir carne e produtos de origem animal? Vem com a gente!

O desafio está lançado! A partir de hoje, segunda-feira (17/06), convidamos você a passar uma semana sem consumir carne e produtos de origem animal. A proposta, fruto de uma parceria entre o Greenpeace, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) e a Mercy for Animals, é um convite a refletirmos sobre como nossos hábitos alimentares causam impactos na nossa saúde, no planeta e nos animais.

A agropecuária é hoje uma das principais causas do desmatamento de florestas no mundo e é responsável por aproximadamente 60% das emissões dos gases do efeito estufa, que provocam o superaquecimento do planeta. Além disso, a soja, que é o principal vetor de desmatamento do Cerrado, tem 90% de sua produção mundial destinada para ração animal.

Ao mesmo tempo em que precisamos pressionar o governo e as empresas a colocarem um freio na destruição ambiental, sabemos que pequenas mudanças no nosso dia a dia também podem fazer uma grande diferença.

“Quando mudamos nossas escolhas de consumo, enviamos um recado para o governo e as empresas de que eles precisam alterar a forma como produzem alimentos. Eles têm o papel fundamental de estimular escolhas mais responsáveis e saudáveis para toda a população”, diz Adriana Charoux, da campanha de Florestas do Greenpeace. “Como não tem planeta B para vivermos, precisamos encontrar maneiras de reduzir o consumo de carne. Além de fazer mal para a saúde, a carne está diretamente relacionada ao desmatamento, conflitos e violência no campo”.

Degustação de delícias veganas foi uma das atividades que abriram a Semana Sem Carne. Uma alimentação sem carne é possível - pela sua saúde, pelo planeta, pelos animais!

Degustação de delícias veganas foi uma das atividades que abriram a Semana Sem Carne. Uma alimentação sem carne é possível – pela sua saúde, pelo planeta, pelos animais!

A Semana Mundial Sem Carne vai até domingo (23 de junho). Durante sete dias, o site www.semanasemcarne.com.br ficará disponível para quem quiser entrar no desafio de ficar sem consumir proteína animal. Ao se cadastrar, você receberá mensagens diárias com receitas, informações nutricionais e curiosidades sobre o tema.

Eventos saborosos para rechear a Semana Sem Carne

O pontapé da Semana Sem Carne foi dado neste domingo (16 de junho) em um evento saboroso na Paulista Aberta, em São Paulo. Quem passou por lá experimentou comidas veganas preparadas na hora, música e conversas esclarecedoras sobre a relação da carne com meio ambiente, saúde e bem-estar animal.

Para quem quiser aproveitar um belo churrasco vegano, no próximo sábado (22 de junho), a Agência Solano Trindade, em Campo Limpo, São Paulo, abrirá suas portas para todas as pessoas que desejam descobrir novas opções de consumo de vegetais. Saiba mais aqui.

 

Chegou a hora de menos carne, mais vegetais! Participe!

Se você topou o desafio de passar uma semana sem comer carne e derivados, agora a gente quer acompanhar os seus dias. Publique em suas redes sociais — de preferência no Instagram –, um vídeo com o seguinte conteúdo:

1) Quem é você (nome e cidade);

2) Quanto tempo planeja ficar sem consumir carne (pedimos que seja pelo menos por uma semana);

3) A razão pela qual você está fazendo isso (escolha seu motivo: reduzir a carne pelo clima, pelas florestas, pela saúde, pelos animais, pelas futuras gerações…);

4) Desafie outra pessoa a fazer o mesmo. Ela também pode fazer o seu próprio vídeo do desafio;

5) Não se esqueça de adicionar #SemanaSemCarne e marcar o @greenpeacebrasil;

6) Sugerimos que a frase “Menos Carne, Mais Vegetais” apareça no vídeo (seja em uma fala sua, em um cartaz…);

7) Sinta-se à vontade para publicar no Facebook e no Twitter também;   

8) Atualizações de como está sendo o seu desafio são bem-vindas! Se não quiser gravar um vídeo todo dia, pode publicar uma única foto no Instagram, mas ela precisa ter todas as informações de como está sendo o desafio. Não se esqueça de adicionar a hashtag #SemanaSemCarne e marcar o @greenpeacebrasil na sua legenda.  

Quando a semana terminar, faça uma publicação de encerramento, mesmo se não conseguiu completar uma semana inteira sem carne. Compartilhe os principais desafios que encontrou e sinta-se vitorioso(a)!

Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!