Mesmo com problema no satélite, GLO e moratória, números registram redução de apenas 5% em relação ao mesmo período do ano passado

As queimadas estão proibidas na Amazônia desde 16 de julho (decreto 10.424/2020), portanto em agosto foram registrados 29.308 focos de calor ilegais na floresta. Esse índice é o segundo maior número dos últimos 10 anos.
Na comparação com agosto do ano passado, os números mostram uma redução de 5% no número de focos geral e aumento de 7,8% em áreas protegidas. Mas os números podem estar subestimados, já que no dia 16 de agosto o satélite de referência do INPE, o AQUA, apresentou problemas técnicos e a publicação de dados foi suspensa pela NASA.
Em um sobrevoo realizado no meio de agosto, o Greenpeace flagrou grandes áreas de queimadas, inclusive dentro de áreas protegidas. “Enquanto o governo discute o corte ou não de verbas para combate do desmatamento e queimadas, a Amazônia está queimando a um ritmo alarmante”, afirma Rômulo Batista, da campanha de Amazônia do Greenpeace.
Dos focos de calor registrados em agosto, o Pará e o Amazonas são os estados que registraram maior aumento de queimadas no período. O Amazonas registrou o maior agosto da série histórica foram 8.031 queimadas e, no Pará, 4 municípios concentraram 68% dos 10.865 incêndios no estado. Essas mesmas 4 cidades concentram 19% de todo rebanho bovino do Pará, segundo dados do Efetivo Bovino do IBGE. Além disso, a área de influência da rodovia BR-163 foi palco de 5092 incêndios (48%).
“Os números e as imagens chocantes mostram que o fogo na Amazônia não é uma agulha no palheiro, é um escândalo que deixa um amplo rastro de fumaça. Uma tragédia que estamos vendo se repetir”, diz Batista. “Ainda assim, o governo pretende cortar verbas de proteção ao meio ambiente no ano que vem”, lamenta.
O fogo é usado por fazendeiros e grileiros para remover a floresta ou quando ela já está derrubada e seca pelo sol, visando aumentar as áreas para agropecuária, especulação de terras e grilagem. Ou seja, os incêndios não ocorrem de forma natural na Amazônia.
A prática se tornou ainda mais comum com a falta de fiscalização e desmantelamento dos órgãos ambientais promovido por este governo. Na Amazônia, foram quase 1 mil focos por dia e Pantanal enfrenta situação sem precedentes, com quase 6 mil focos de calor em agosto, um aumento de 251% em relação ao mesmo período do ano passado.
“A fumaça desses incêndios ajuda a lotar os hospitais já sobrecarregados por conta da pandemia. As políticas antiambientais desse governo estão trazendo consequências drásticas para o meio ambiente e para todos nós”, afirma Rômulo Batista.
Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!
Discussão
O mundo inteiro nao deve comprar mais carne bovina e soia brasileira. O governo nao quer fazer nada x o ambiente
Vamos pra cima!
Acho que todos sabemos para qual finalidade essas queimadas ocorrem. e enquanto não for mais debatido os malefícios em decorrência do consumo da carne, cenas como essas vão continuar se repetindo.
Como todos nós sabemos, algumas queimadas são praticadas por grupos criminosos, outras são realizadas pela ação do tempo seco, propiciando a devastação em regiões, como o Pantanal, Floresta Amazônica, etc. No caso das queimadas criminosas, cabe ao Governo investigar e prender os responsáveis e apreender seus equipamentos. Não se pode ficar somente na conversa, tem que agir com o rigor da lei.
Tenho feito solitariamente a "campanha" QUEIMADAS ZERO NO PLANETA há muitos anos . Queimar madeira só nos fogões a lenha, fornalhas , lareiras onde isso for a unica opção. Será que viverei para ver isso ? Queimadas não servem para nada . E é uma forma horrível de se morrer. Quero compaixão com todos os seres vivos .
olá, também estou pensando em uma campanha solo, na verdade junto com uma amiga. se quiser conversar mais sobre isso meu nome é Elam Lewgoy, estou no FB e Insta. Abraço e força para a luta
Temos que fazer alguma coisa para tirar esse presidente ...não podemos mais assistir a esse crime... A sociedade civil tem que se mobilizar, ir para ruas... Precisamos salvar a Amazônia, os animais que morrem nas queimadas, a flora e a população indígena, que está sendo exterminada pelo descaso do governo. Acabar com o garimpo... Estou junto no precisar para salvar o planeta. Daqui a 50 anos aqui ser a o Mademax
Estoy muy triste 😭 con estos reportes, porque ese demonio de Bolsonaro quiere seguir acabando con la Amazonía!🙏🏻💔😡
Um desastre esse desgoverno. Merece todo o repúdio(um ministério de corruptos).
``E revoltante! Sempre dava pra aliviar um governo ruim,com a premissa de que o próximo apagaria seus erros e começaria tudo de novo.Mas no que se refere a Amazônia,é inadmissível o grau de destruição e letalidade desse governo maldito.Nossos descendentes.não saberão o que foi o maior tesouro,e o símbolo desse país,por conta apenas de 2 canalhas,como Bolsanoro e Salles.BASTA!
Não è governo maldito e não são dois canalhas. Está na hora da verificação de Organizações Intenacionais talvez infiltrados no pais e oque inúmeros estran-geiros talvez estejam a fazer na Amazônia.
É lamentável e revoltante termos um governo e um ministério que está literalmente "passando a boiada". É preciso derrubar estes canalhas da ultra direita, começando pelas eleições municipais. Fora Bolsonaro e familícia corrupta, entreguista e bandida. Fora Salles boiadeiro maldito.
ESTE DESgoverno BOlsonaro envergonha os brasileiros perante o munto inteiro!!
O mundo precisa de pessoas no poder com bom coração mais olha ai a destruição de florestas está cada vez mais aumentando no mundo. Isso é muito descaso com vidas q vivem aqui naqueles locais então vamos juntos ser ser fortes pra q tudo isso acabe pq Deus deixou cada coisa no seu devido lugar é não para o homem destruir as obras deixadas pelo criador do mundo "DEUS" Espero q tudo isso pare destruição de florestas e queimadas ....., eu creio força maior🙏🤝❤️
O presidente não fas nada porque ele nao tem amor a vida do nosso planeta
O ze roela táok me revira o estômago, é um ignorante q ñ sabe nem quem ele é. POBRE POVO E POBRE PAÍS.
Boa tarde infelizmente isso aqui em São Roque também está acontecendo
É uma vergonha que o nosso presidente e seus ministros não consigam fazer nada pelo nosso ouro verde queria que o bolsonaro atacasse com tanta agressividade essas pessoas que queimam,praticam o desmatamento ilegal,a morte de animais que vivem nessas áreas de foco de incêndio quanto ataca repórteres que ele não tem como responder com bons argumentos uma verdadeira vergonha é um péssimo exemplo de governo em nenhum governo anterior a Amazônia sofreu tanto quanto nas mãos desse anticristo que governa nosso país.
Gostaria de saber se é possível fazer alguma coisa. Eu estou completamente decepcionada com a democracia. Claro que uma ditadura poderia ser ainda pior. Mas é preciso achar uma saída porque essa de ter de ficar assitindo um governo destruir tudo a sua frente com direitos a isso porque foi eleito pelo povo é inaceitável.
Era o que esperávamos de um Presidente que foi multado por pescarem a´rea de preservação e quando eleito o que ele fez ? Exonerou o chefe da Reserva de preservação e apagou a multa do sistema, eu disse apagou não pagou ! E agora manda os pecuaristas tocarem fogo que fica mais fácil de derrubar o que sobra pra virar pasto. Essa é a ordem da verdadeira desordem.
Com esse ministro do meu abiente e esse presidente vão acabar com todas floresta
As queimadas só acabam quando o governo tomar uma decisão de prender os que fazem queimadas e tiram grandes quantidades de madeiras. E digo prisão acima da 30 anos de cadeia sem direito defesa. Pois estão acabando com a maior riqueza do Brasil. O povo brasileiro na sua maioria são analfabeto, e não acompanham o que está acontecendo, querem sim migalhas doadas por meses. Mais o principal é. tirar este presidente e sua família que estão assaltando o Brasil.
IDIOTA
SEU IDIOTA
Este é o resultado de um povo conformista, acomodado e que ao contrário do que muitos se acham ,nem um pouco patriota. Vão deixar destruir tudo depois vamos respirar só os gases do gado que vão criar no lugar da floresta.É muito triste ver que ao invés do povo se unir pra salvar o patrimônio que é de todos, principalmente das futuras gerações, as pessoas preferem defender um santo com pés de barro.
#ForaSalles Protejamos a Amazônia !
O Brasil é um País importante para o mundo, precisamos sair dessa crise que a Pandemia nos causou. O apoio internacional é de vital importância para o equilíbrio de nossa economia. O Greenpeace é uma organização fundamental para o País, parabéns pelas ações na Amazônia os povos nossos irmãos e a natureza.
SEU IDIOTA
legal esse site porque precisava mesmo de uma noticia sobre queimada.
Romulo Batista um petista nato. Horríel seu texto.
as pessoas só acabaram de fazer isto quando a ultima árvore for queimada ,o ultimo animal for abatido e a ultima planta for morta. é ai que os homens se arrependerão
Texto muito esclarecedor e traz despertamento ao tema e para uma situação crônica que vem assolando o bioma e produzindo mudanças climáticas em todo o Brasil.
Na minha opinião deveriam ter mais bombeiros em caso de queimadas como essas que vem acontecendo no Brasil e no mundo.
noticias bem informada otimo sitepara pesquisa