#Mobilização

Junte-se ao time de voluntários

Para fazer parte da nossa rede de voluntariado é só entrar no Greenwire, se conectar com outros ativistas ao redor do Brasil e participar das…

Participe

Neste próximo sábado, 21 de setembro, te convidamos a partir para a ação e pôr a mão na massa, ou melhor, no lixo, no maior mutirão de limpeza do mundo

Voluntários em São Luis, no Maranhão, recolheram uma grande quantidade de resíduos no evento do ano passado © Cynthia Carvalho/Greenpeace São Luís

O Dia Mundial da Limpeza, ou World Clean Up Day, em ingles, é o dia em que gente de todas as idades e do mundo todo se reúne para limpar praças, parques, praias, mangues, rios ou ruas. No ano passado 17 milhões de pessoas de 158 países se mobilizaram, seja enfrentando o frio de menos 10 graus Celsius no Canadá ou o calorão de 48 graus no Iran. Aqui no Brasil, nós do Greenpeace apoiamos e participaremos desta iniciativa em várias cidades com nossos voluntários. E queremos que você se junte a nós.

A limpeza de ruas, praças, praias e mangues é uma atividade que apoiamos e fazemos regularmente com os nossos voluntários. Este ano, estaremos juntos em Porto Alegre (RS), São Paulo (SP), Bertioga (SP), Vargem Grande do Sul (SP), Salvador (BA), Macapá (AP) e Manaus (AM).

A participação é a melhor lição que podemos dar, pelo exemplo, de que a responsabilidade de cuidar do lugar em que vivemos é de todos nós, seja o nosso bairro ou o nosso planeta.  O consumismo e a quantidade imensa de resíduos que ele gera tem causado enorme pressão sobre vários ecossistemas, mas nenhum deles tem sofrido tanto quanto os nossos oceanos, com as toneladas diárias de lixo que chegam aos mares, especialmente o plástico.

Este ano, o Dia Mundial de Limpeza acontecerá um dia depois da Greve Global pelo Clima. É mais um dia de conscientização, confraternização e também de ativismo, ao mobilizar as pessoas para que sejam mais responsáveis e cuidadosas, e sinalizar para as empresas e o poder público que precisamos de mais soluções e incentivos que favoreçam o reúso e a reciclagem de produtos e materiais.

Confira abaixo alguns momentos do ano passado: