Fomos a campo seguindo o rastro de fumaça que escureceu o Brasil e está deixando para trás a Amazônia em cinzas
Na semana passada estive com a equipe do Greenpeace em uma expedição para checar pontos de queimadas na Amazônia. Não era minha primeira expedição deste tipo, já havia ido a campo em 2016 e 2018 para documentar o mesmo problema. Mas em nenhuma delas sofremos tanto com o que se tornou a marca registrada das queimadas deste ano: a fumaça.
A pluma de fumaça que chegou à região sul do Brasil, acendendo a luz de alerta em todo o mundo, é apenas uma pequena parte do que dominou o céu na região norte. No domingo (25), Porto Velho (RO) amanheceu alaranjada, enquanto o sol vermelho como fogo subia no horizonte. “Hoje está terrível, mas já faz um mês que eu não vejo a cor do céu”, disse-me uma jornalista local.
O sobrevoo também não foi dos mais fáceis, a fumaça dificulta a identificação visual dos pontos no chão e a temperatura dentro do avião era insuportável.
Os números não mentem. Segundo dados da Nasa, as queimadas deste ano são as mais intensas desde 2010. Uma tragédia esperada, pois o fogo está intimamente ligado ao processo de desmatamento da floresta e já vínhamos percebendo aumento no número de alertas de desmatamento.
O que acontece hoje é resultado do ataque do governo Bolsonaro à Amazônia. Ao negar a veracidade dos dados fornecidos pelo Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), que desde o início do ano vinham confirmando a tendência de alta do desmatamento, o governo deliberadamente permitiu que as queimadas criminosas varressem o país.
Os dados de alertas de desmatamento gerados pelo Deter servem justamente para que os órgãos de fiscalização possam agir em tempo real, para evitar que o desmatamento aconteça. Mas há pouco a se fazer depois que a desgraça acontece. Multas não são pagas, desmatadores anistiados de tempos em tempos, a terra perde sua função original e aí já era.
Como recuperar uma floresta que levou mais de 400 anos para crescer? Não recupera. Por isso, por mais vezes que eu já tenha visto o problema de perto, nunca é fácil ver com os próprios olhos a imensidão de galhos cinzas pelo chão e saber que aquilo ali era nossa história.
O fogo na Amazônia não pode ser combatido apenas com água. É preciso que, antes, o governo brasileiro pare de desmantelar a estrutura de controle e fiscalização ambiental e passe a dar a devida prioridade à proteção da Amazônia.
Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!
Discussão
olá niguem podem destruir a floresta todo mundo sabem que é crime a Amazônia é o coração da Natureza é vida nós seres humano e também os animais sobrevivemos da floresta.
Uma floresta que levou milhares de anos pra crescer, em poucos dias está desaparecendo. Se o problema fosse só o aquecimento global... Na minha opinião, eu acho que já está na hora de controlar a taxa de crescimento da população mundial. Esse é um grande problema que ninguém discuti... mas quem quem tem á coragem de falar isso na grande mídia. Se nós seres, controlamos a taxa de crescimento de outras espécies, porque não fazer isso com a nossa também.
Agradeço muito pelo importante trabalho do greenpeace, e estou disponivel a ajudar
Devemos lutar pela preservação da Amazônia, pois estão destruindo o verdadeiro pulmão do nosso planeta, e se continuar essa destruição com queimadas, desmatamento, diversas extinções do mundo animal, será que esses que destroem a Natureza não pensam nas consequências, ao GREENPEACE meus parabéns pelas ações que siga sempre essa luta a favor da Amazônia.
Eh uma falta de carácter pessoal que incendeiam sem motivo ,por prazer por maldade. Eles nao sabem as vidas que são perdidas,o quão são importantes pra nossa sobrevivência,por que querendo ou não um depende do outro nesse mundo,e por consequência um não vive sem o outro. É o nosso futuro,futuro de muitas gerações que estão em jogo,e se esses crimes não acabarem não teremos o futuro,simples assim. Queria muito que todo ser humano nem que por um minuto pensasse e repensase a respeito do desmatamento da destruição,que aqui é a nossa casa,nos moramos nela e temos que cuidar.
Maravilhoso trabalho!
misericórdia.so jesus na causa.acho que tínhamos que se unir.todos nessa causa... AMAZÔNIA nos pertence...precisamos respirar oxigênio..não fumaça..
Destruir a Amazonia e destruir a raça humana !
Devemos lutar pela preservação da Amazônia, pois estão destruindo o verdadeiro pulmão do nosso planeta, e se continuar essa destruição com queimadas, desmatamento, diversas extinções do mundo animal, será que esses que destroem a Natureza não pensam nas consequências, ao GREENPEACE meus parabéns pelas ações que siga sempre essa luta a favor da Amazônia.
Estou incondicionalmente ao dispor para ações em prol da proteção da AMAZÔNIA.
Pode parecer ridiculo, mas, para mim a causa de todas as destruicoes no planeta e que gera os diversos males entre os homens e a ganancia e o egoismo, gerado pelo CapEtalismo, o qual cria desigualdades e sofrimentos entre as pessoas. Com esse sistema, continuarao as depredacoes na natureza.
Pode parecer ridiculo, mas, para mim a causa de todas as destruicoes no planeta e que gera os diversos males entre os homens e a ganancia e o egoismo, gerado pelo CapEtalismo, o qual cria desigualdades e sofrimentos entre as pessoas. Com esse sistema, continuarao as depredacoes na natureza.
Está todas queimadas q tão acontecendo foi promessa de campanha do Jair Bolsonaro dizendo que tinha q Desmatamento da Amazônia para pecuária e agricultura
Irmãos... Há aproximadamente 40 anos atrás eu me espantei com um casal segurando uma criança de colo, todos usando máscaras anti-gás. Hoje inalamos tantos gases tóxicos e ainda não percebemos que já deveríamos estar usando tais máscaras... Doenças respiratórias, cânceres diversos e etc. Até quando assistiremos, passivos, a destruição de nós mesmos?! Acordemos nossas letárgicas consciências e partamos para uma ação de conscientização coletiva responsável... A única solução é cuidarmos uns dos outros, do contrário seremos extinguidos por nós mesmos! Acordemos planeta terra! Somos uma só raça... irmãos somos!
Esse incêndio criminoso deve ser investigados e os algozes punidos com sumariamente. E as penas para esses monstros deve ser de cadeia, e a chave jogada fora.
Enquanto o ser humano viver em Alto nível de consumo de material nocivo ao meio ambiente, nosso planeta corre o risco de extinguir a nossa própria raça, pois os desastres naturais consequentes desse consumo desordenado nos destruirá. Nós queremos isso realmente? Eu não quero!
Aqui em Minas Gerais, no Triângulo Mineiro, tenho divulgado bastante sobre a importância de combatermos as ações criminosas de queimadas e divulgar, cansavelmente, o quanto é importante protegermos nosso solo, nossas terras evitando desmatamentos, erosões e destruições da fauna e flora. Infelizmente, neste momento, não consigo fazer nenhuma doação pois vim de um período de desemprego de dois anos e ate hoje tento saldar minhas dividas bancarias adquiridas pelo desemprego.
Precisamos conscientizar a população. Quanto mais conhecimento, mais proteção ao meio ambiente!
O correto é pegar esses criminosos seja ele quem for, que coloca fogo no mato prisão perpétua sem direito a nada.
Eu fico muito triste com o que está acontecendo na Amazônia...
A vida é nossa natureza
Precisam ser combatidos e denunciá-lo internacionalmente não, está surtindo muito efeito.. Massificar a publicidade destes atos nocivos, onde todos serão prejudicados! Junto aos politicos.
Acho que realmente a destruição da Amazônia deve ser levada muito mais a sério e que o Greenpeace pode ajudar muito nesta luta. Mas também acredito que usar aeronaves de pequeno porte para sobrevoar acaba contribuindo para poluir ainda mais nosso planeta. Acho linda a luta, mas poderia ser feita de modo racional, hoje existem drones que utilizam energia elétrica que podem mapear áreas desmatadas e registrar imagens remotas. Sem falar que trabalhei no combate a incêndio em APA e faz um mal considerável a saúde estar exposto a fumaça. De modo nenhum estou falando que a luta não seja necessária, mas sim que devemos lutar de maneira a não contribuir ainda mais para prejudicar nosso planeta e também nos preservar para lutarmos por mais tempo.