No episódio de retorno do nosso podcast, saiba quais os principais projetos que estão em curso contra o meio ambiente e povos indígenas
O ano de 2022 começou daquele jeito quando o assunto é o cenário socioambiental. Enquanto as fortes chuvas assolaram populações de diferentes regiões do país, a exemplo da tragédia de Petrópolis, na esfera política seguimos enfrentando propostas extremamente nocivas ao meio ambiente e que atacam direitos fundamentais dos povos originários.
Estamos falando do pacote da destruição, um conjunto de projetos de lei em curso no Congresso Nacional que, se aprovados, irão trazer graves impactos para a população e para o planeta como um todo.
No primeiro episódio do nosso podcast desta temporada, nós te explicamos quais são as cinco maiores ameaças socioambientais de 2022. E para falar sobre elas, convidamos pessoas que conhecem profundamente os assuntos.
Contamos com a participação de Paola Carosella, chef de cozinha e ativista, para nos explicar os perigos do Pacote do Veneno, aprovado recentemente pela Câmara dos Deputados. Já Maurício Guetta, do Instituto Socioambiental, nos trouxe um panorama do PL do Fim do Licenciamento Ambiental.
Assine o feed | Ouça no Spotify | Ouça no iOS | Ouça no Android
Links de referência sobre o tema:
- Deputados do câncer aprovam Pacote do Veneno
- Caro presidente do Senado, você está do lado da vida ou da destruição?
- Decretem Emergência Climática
Créditos:
- Apresentação: Camila Doretto e Rafael Silva;
- Produção: Lu Sudré;
- Roteiro: Camila Doretto e Lu Sudré;
- Entrevistados: Cleber Buzatto, Maurício Guetta, Paola Carosella, Rodrigo de Jesus Santos e Sandra Bonetti;
- Sound Design: Compasso Coolab;
- Trilha original: Marcellus Meirelles e Alexandre Luppi;
- Edição: Mandril Audio;
- Neste episódio usamos áudios do Mídia Ninja e da TV Cultura.
Discussão
Árvores é Vida, é Ar puro é natureza é tudo!
Enquanto os políticos não tomarem providëncia drástica para proteger a população dos criminosos acabando com o desmatamento a situação vai piorar, o ministro da justiça não quer fazer nada para proteger a Floresta Amazonica.
Prezados, conteúdos mais do que necessários!