Todo dia é dia da mentira para quem quer o lucro acima do bem-estar do povo e do planeta. Para desmentir esses perigos, reunimos as principais fake news do agro (que não é pop!)
Para alguns ruralistas, todo dia é dia da mentira e uma das mais famosas é a frase: “agro é pop”. Mas o modelo agroeconômico que temos é o oposto de pop ou popular, porque não é voltado para a população, já que prioriza o lucro de poucos, enquanto prejudica o bem-estar da geração atual e das futuras.
Para desmentir esses boatos perigosos, fizemos um top 5 com as principais fake news do agronegócio. Se informe e nos ajude a combater essas falácias que só aprofundam a crise em que o Brasil se encontra, pois são contadas para confundir a opinião pública e afastar a sociedade de um modelo de país baseado na justiça social, ambiental e econômica.
TOP 5 MENTIRAS DO AGRONEGÓCIO
1 – “Sem agrotóxicos não tem comida para todo mundo”
MENTIRA! A agricultura que usa veneno não produz comida, produz commodity. Na prática, agrotóxicos significam mais plantações de commodities, o que desestimula o cultivo de comida de verdade, como arroz e feijão. Um exemplo são as próprias safras de commodities brasileiras, que bateram recordes de produção e exportação nos últimos anos, inclusive na pandemia, enquanto a fome e a miséria se agravaram em todo o Brasil.
2 – “A agricultura brasileira depende de fertilizantes, como potássio”
MENTIRA! Apenas 30% das propriedades rurais brasileiras usam fertilizantes químicos e minerais (Censo Agropecuário, 2017). A maior parte do uso é para a produção de commodities, como a soja, que está em expansão desenfreada no Brasil e que é nutrida pela violência contra povos da floresta, pelo desmatamento e pelo uso de insumos danosos (agrotóxicos e fertilizantes), colocando em risco a população e a biodiversidade em todo país.
3 – “Há muita terra para pouco índio”
MENTIRA! Segundo o último Censo, a agropecuária ocupa a principal parte do território brasileiro (41%). Em sua origem, o Brasil inteiro é terra indígena, porém, após cinco séculos de violência e invasões, atualmente, apenas 13% do território nacional é demarcado como Terras Indígenas, que estão entre as áreas mais preservadas do país. Para se apossar desses territórios e de suas riquezas naturais, a bancada ruralista e o governo Bolsonaro têm promovido políticas anti-indígenas, como o PL 191 e o Marco Temporal.
4 – “Leis de proteção ambiental atrapalham a economia do Brasil”
MENTIRA! Enfraquecer as políticas ambientais vai na contramão de importantes discussões internacionais, que estão cada vez mais preocupadas e atentas às questões ambientais e climáticas. Por exemplo, os países da União Europeia estão discutindo uma lei para banir produtos que tenham origem em áreas desmatadas. Já na COP 26, Estados Unidos e China assinaram um acordo bilateral se comprometendo a combater o desmatamento para enfrentar o aquecimento global.
5 – “Grilagem beneficia a agricultura familiar”
MENTIRA! Camuflada de “regularização fundiária”, a grilagem estimula mais desmatamento e favorece grandes ladrões de terras, principalmente na Amazônia. Mesmo assim, a bancada ruralista no Congresso quer aprovar a lei da grilagem, com a desculpa de que é para beneficiar a agricultura familiar. Mas a própria Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura), que representa 10 milhões de agricultoras e agricultores familiares em todo Brasil, é contra esse projeto de lei.
Cansou das mentiras dos agro? Então, venha conhecer um outro sistema alimentar que é justo, sustentável e saudável: a agroecologia. Aqui você pode encontrar alguns produtores perto da sua casa. Acesse: https://greenpeace.org.br/comida-sem-veneno/
Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!
Discussão
O agro é fome,deveriam priorizar o mercado interno,exportar só o exedente, limitar as multinacionais de antecipar a compras futuras .
Só uma verdade hoje não é dia da mentira apenas o povo ao longo do tempo vem trazendo isso Canção Nova formação obrigado por colocar as 5 verdades sobre o agro negócio quem defende a natureza e a verdade sabe são verdades que conhecemos mas muitos não conhecem confesso que fico querendo participar sim. Mas como católico tenho que ter certeza de tudo da vontade de Deus para minha vida também sou voz ativo aqui e aqui também não estou dizendo que não apenas preciso de discernimento de Deus. Deus abençoe vcs nessa luta que é linda
Precisamos de dirigentes nacionais empenhados com as questoes do meio ambiente.o tempo e agora ,ou nao havera salvacao para o planeta.com os desmatamentos teremos,pandemias,terra arrasada e fome.
Esse governo é uma faknew...
Realmente, os constantes ataques aos ecossistemas, no Cerrado e Amazônia, historicamente promovidos pela gritarem, pistolagem, falsificação, ultimamente vem sendo implementada pelo governo bolsonaro, que de um lado é omisso e persegue servidores.responsáveis pela fiscalização ambiental, e por outro, criar estrutura e mecanismo para potencializar ação dos criminosos de plantão. Esse é um governo a serviço da destruição dos ecossistemas brasileiro, e das populações tradicionais e povos indígenas. Preservar os ecossistemas e promover justiça no campo e na floresta, e derrotar o desgoverno de bolsonaro nas eleições 2022.
Governo Genocida e Biocida.
O Agro não é pop, é perverso e Tirano.
O governo atual do Brasil prima pelo lucro das grandes corporações e dos latifundiários! Você não vê na grande mídia e nem um programa deste governo falando em preservação e em ecoturismo, com foco na preservação! Não há incentivo e nem um esforço do governo para baratear o turismo e o ecoturismo! Os brasileiros não conhecem o Brasil! Espero que no futuro isto mude!
PARABÉNS pela LUTA essencial contra o agronegocio e seus INESCRUPULOSOS beneficiários milionários.
O lucro obtido com o emprego excessivo de agrotóxico no Brasil deixa a nossa sobrevivência ameaçada. O lucro tem que que grande e prá já, se não for assim não interessa." Mais saúde, menos agrotóxico".
Sempre e lastimável conviver com gente compromissada com a morte e o pseudo poder monetário...
Vivas ao Alto Pela Terra!!! #ForaBolsonaroeSuaQuadrilha
Parabéns, Greeprace por defenderem a natureza, e nos esclarecer sobre a nocividade do agronegócio.
Parabéns Greenpeace! Vocês são voz daqueles que não tem voz e estão sendo ameaçados pela busca desenfreada do lucro. Aliás, deste modo, com estas leis que vão contra a vida, todos estamos ameaçados de alguma maneira. Quanta impotência frente a esta ganância generalizada! Lucro, poder é o que move estas consciências que deveriam proteger a VIDA como um todo: humana, animal, vegetal. a NATUREZA MARAVILHOSA QUE RECEBEMOS COMO UM DOM DE DEUS, DEVE SER PROTEGIDA, RESPEITADA, PRESERVADA!
Vocês não tem é vergonha na cara. Mentirosos! Vocês fazem parte da corja que quer o comunismo para os outros e capitalismo para Vocês...Canalhas!
Sou pela saúde e nunca pelos agrotóxicos.
muito boa essa iniciativa!!!! Importante desmascarar mentiras!!!!
Odeio esses parasitas defensores da morte e assassinos da terra.odeio a terrivelmente evangélica e mentirosa, a dona T.Cristina, a serviço não da Nação ou da verdadeira técnica agrícola, mas da ideologia cruel e fascista do seu Jair.
Está bem complicado encontrar candidatos comprometidos com a preservação do meio ambiente…
Sobre a mentira 1, quero dizer que minha família inteira vive da plantação, e eu aprendi que tem como plantar sem agrotóxicos ,porém vc vai perder muito da safra pois vai ter muitos bichos e não poderá usar
Defensivos agrícolas e fertilizantes químicos usados de forma correta são uma necessidade para a alta produtividade da terra. Isso permite aumentar a produção sem avanço da fronteira agrícola. Ou seja, você tem que escolher entre: a) não produzir o suficiente para atender as necessidades de alimentos e gerar riqueza para o Paíz, b) avançar a fronteira agrícola destruindo florestas e ecossistemas, e c) aumentar a produção através de ganhos de produtividade só possíveis com alta tecnologia agrícola que envolve uso de fertilizantes químicos e defensivos. A importação de grãos é imprescindível para muitos países ricos como o Noruega, Suiça e o Japão, apenas como exemplos, mas também para pobres pobres, como vários africanos, entre muitos, o Egito, Congo e Nigéria e asiáticos, como o Afeganistão, Bangladesh e Nepal. Tudo que é complexo como economia, meio ambiente, sociologia permite diversos pontos de vista que, se considerados isoladamente, nos levam a uma visão distorcida da realidade. O problema do artigo é que ele só enxerga e exagera o lado negativo da agronegócio enquanto ignora por completo o lado positivo, ou seja, os empregos que ele gera tirando pessoas e famílias da pobreza, capacidade de importar que coisas necessárias como medicamentos, painéis fotovoltaicos que geram energia limpa etc.
Muito esclarecedor ☝️
Além destas mentiras eu gostaria de acrescentar mais uma. A mentira que o agronegócio gera riqueza para o pais! Mentira deslavada. O agro não paha ICMS por causa da Lei Kandir. E o governo federal reembolsa os estados este ICMS que o agro não paga. Ou seja...o agro não gera empregos...não paga impostos...polui a agua..o solo e o ar com agrotóxicos e não produz comida...
Sempre excelente suas reportagens. Parabéns Tmjs sempre. Boa noite