Uma floresta ancestral, que guarda animais incríveis e espécies desconhecidas, é protegida por um grupo de heróis, que lutam por sua existência. Parece filme, mas é vida real
No sul do Amazonas, bem perto de onde a coluna de árvores encontra a cerca dos pastos, um braço de rio cor de café serpenteia através de uma floresta viva e pulsante. Nossa história começa aí, onde milhares de pessoas lutam pela construção de um novo rumo para seu pedaço de Amazônia, e a natureza é a mãe da resistência.
O Rio Manicoré é um afluente do Madeira e dá nome ao município que atravessa. Desde 2015, Manicoré aparece na 5ª posição no ranking do desmatamento no estado e, só no último ano, 134,67 quilômetros quadrados (km²) foram desmatados por ali. Ameaça, afinal, é o que não falta. O município fica em uma fronteira quente de destruição, onde convergem os estados do Amazonas, Rondônia e Acre.
Enquanto ao norte de Manicoré, gigantescas balsas de garimpo espalham-se às centenas pelos rios, contaminando as águas e os peixes, mais ao sul a floresta vem sendo rapidamente roubada e destruída por exploração ilegal de madeira e para virar pasto.
Esse processo é alimentado pela falta de fiscalização, as sucessivas flexibilizações na lei ambiental do Brasil, o perdão a desmatadores e grileiros de terras e, sobretudo, porque nosso futuro foi colocado à venda, para que empresas e políticos possam lucrar até a última folha.
Política que faz crescer também a violência na região contra comunidades tradicionais e povos indígenas, contra ativistas, fiscais e profissionais que ousam denunciar o absurdo desta situação, como a que levou a vida do indigenista brasileiro Bruno Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips no início de junho.
É o resultado material do modelo de desenvolvimento que vem sendo colocado em prática na Amazônia desde a ditadura, uma “economia da destruição”, apresentada como coisa moderna, embora todo mundo já saiba que, moderno mesmo, é floresta em pé.
A ciência já demonstrou que o bioma Amazônia é fundamental para o equilíbrio do clima, das chuvas, para a biodiversidade e tem um potencial de uso sustentável tão grande quanto sua própria extensão, de 4,2 milhões de km². Muita gente já sabe disso e luta por um modelo de desenvolvimento que leve tudo isso em conta. Mas na verdade, não temos nem muita escolha, existe uma crise do clima e da biodiversidade batendo à porta, e a destruição da Amazônia só acelera essas crises, que se avançarem tornarão qualquer tipo de desenvolvimento inviável.
No Rio Manicoré, um grupo de comunidades, onde vivem cerca de 4 mil pessoas, luta há 16 anos pela criação de uma Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS), um tipo de Unidade de Conservação (UC) que existe para proteger áreas naturais e de grande relevância biológica, ao mesmo tempo que garante o uso sustentável dos recursos naturais por populações tradicionais, assegurando seu modo de vida.
As comunidades associadas à Central das Associações Agroextrativistas do Rio Manicoré (Caarim) buscam desde então provar a relevância e necessidade de ter sua floresta protegida. Esse ano, a Caarim finalmente recebeu uma Concessão de Direito Real de Uso (CDRU) para uso coletivo, o que impede que títulos de terra sejam concedidos a pessoas que não residam ali, dentro da área total de 3.899,32 km² concedida no documento, e possibilita que atividades sustentáveis sejam realizadas dentro da área.
Mas só o documento ainda não resolve o problema, é preciso colocar a regra para funcionar, ou como se diz na linguagem técnica, implementar a CDRU, que na prática significa, dentre outras questões, criar um conselho de gestão, decidir como o território será utilizado e as atividades que podem ocorrer lá dentro. Além disso o Estado tem que fiscalizar, para garantir que atividades ilegais e invasões não ocorram.
Assim como esta região ainda não havia sido destinada para o uso sustentável, existem mais de 500 mil km² de florestas públicas não destinadas na Amazônia. São florestas em terras do País ou dos estados, patrimônio de todos os brasileiros, mas que, na prática, são de quem chegar primeiro. Alvos fáceis para a grilagem. Hoje, um terço de todo o desmatamento da Amazônia ocorre nessas áreas. Destinar oficialmente estas áreas para um uso sustentável e de conservação é uma imensa contribuição para começarmos a sair do poço da crise climática em que nos metemos, e uma ótima estratégia para baixar o desmatamento na Amazônia, que não pára de subir.
É disso que a Amazônia precisa agora, o que todo mundo precisa, na verdade: mais proteção, que as pessoas amem e cuidem da floresta, que venerem a vida, e não mitos. Estamos naquela parte do filme em que os cientistas vão na TV alertar sobre a onda gigante ou sobre o vírus mortal, e ninguém liga. Mas tem gente que liga, e é do lado delas que vamos estar agora.
A Expedição fluvial da Amazônia que Precisamos foi a forma que encontramos para contar ao mundo, e aos próprios brasileiros neste ano tão importante, sobre essas pessoas, esse lugar, esse recorte tão potente da Amazônia que sonhamos para o futuro, com floresta em pé, dignidade, biodiversidade e ciência.
A expedição também é uma plataforma para apoiar o trabalho de pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, o INPA, e de instituições parceiras em seus estudos sobre a rica biodiversidade deste pedaço tão pouco estudado da Amazônia.
E vamos te contar todos os detalhes, cada história, cada espécie, cada encontro. Porque esse foi só o primeiro capítulo de uma história que ainda está sendo escrita.
Sem a ajuda de pessoas como você, nosso trabalho não seria possível. O Greenpeace Brasil é uma organização independente - não aceitamos recursos de empresas, governos ou partidos políticos. Por favor, faça uma doação hoje mesmo e nos ajude a ampliar nosso trabalho de pesquisa, monitoramento e denúncia de crimes ambientais. Clique abaixo e faça a diferença!
Discussão
Jã Fez duas viagems com um barco parecido. Chama se IRACEMA , de Manaus no rio Solimões e rio Negro. Gostei muito a ver a natureza tão perto. Nadei no rio negro. Encontramonos botos.
O ser humano necessita enxergar urgentemente a nossa verdadeira casa" planeta Terra" somente assim poderemos protege-la. 🌎
Como pode essa destruição, não pensam no futuro, sempre tive vontade de conhecer deve ser muito bom respirar este ar parabéns a todos vocês.
Excelente iniciativa.Precisamos de várias deste tipo.
A vida pulsa, apesar do assassinos de sonhos q odeiam a vida.
A vida pulsa, apesar do assassinos de sonhos q odeiam a vida.
Muito importante as pesquisas de vocês, eu sou estudante de geografia,e amo todas as postagens, gostaria muito de fazer parte dessa equipe.
Falta empenho do governo, e a boa vontade de fazer. O interesse. Político e solidário. O governo é o principal culpado disso tudo que acontece na Amazônia. As autoridades Brasileira precisam agir com determinação. Para defesa do povo indígena e das terras amazônica.
O homem sempre explorou e explora o meio natural sem consciência, seria melhor reflorestar do que apenas desmatar? A extinção é para sempre! Que planeta deixaremos para nossos descendentes? Parabéns aos envolvidos pela preservação!
Ótimas reportagens. Trabalho de muito sacrifício, para preservação da Amazônia sem cooperação governamental! Ecologistas de coração e esperança!
Muito louvável atitudes dos ambientalistas.
Iniciativa fantástica, precisamos conhecer a Amazônia. Conhecer de forma coerente e científica. Deve ser um evento fantástico.
A Amazônia não seié só nossa ela é do universo vamos juntos...
Que bonito trabalho e pela humanidade toda!! Que tenha o reconhecimento de nossos governantes pra pelo menos não atrapalhá-lho.
Louvável essa atitude, precisamos de mais brasileiros engajados nesse aspecto. Nossa terra é rica mas infelizmente cai em mãos erradas de aproveitadores que só pensam em seus bolsos, e não tem objetivos coletivos.
Nós podemos ser da Amazônia, mas, ela, é do planeta. Já existia antes do garimpeiro, do pescador, do grileiro, do estrangeiro ou do brasileiro. Apenas, como está no nosso pais, sua grande parte, temos a obrigação de preserva-la. Se formos procurar donos, diria que seriam os índios, afinal são os primeiros moradores destas terras.
SINCERAMENTE , NAO TENHO PALAVRAS PARA DEFINIR O MEU REPÚDIO POR ESSAS PESSOAS QUE SE INTITULAM " GOVERNANTES".
Muito sério tudo isto e triste saber como o ser humano é cruel viva o greenpeace que está nesta luta por uma Amazônia melhor
Não vamos parar, seguiremos firmes no combate aos ataques aos povos indígenas. Obrigado Greenpeace, por um papel tão fundamental e frenético, sem parar, perseverante. #AmazôniaQPrecisamos
As pessoas precisam se conscientizar de que a Amazônia é o pulmão desse planeta. Sem essa floresta o desequilíbrio é evidente, as populações ribeirinhas tradicionais geralmente preservam o lugar onde vivem, porém, são invasores provenientes de outros lugares que depredam o ambiente dessas populações. Devido ao baixíssimo índice educacional dessas pessoas, eles se aproveitam e as iludem para que possam tomar conta e cometer as barbaridades como a que aconteceu recentemente e outras que nem sabemos. #Amazônia que precisamos
Apoiamos Todas as Formas de Divulgação Sobre Nossa AMAZÔNIA e Sua Bio Diversidade, Nossa Região Pantaneira e Seus Povos (tribos Indígenas) Passam Pelas Mesmas Condições Sem Apoio Dos Governantes Para Conservarem Suas Terras, Indígenas, Damos Total Apio Pelos Meios de Comunicação (Rádio e Internet) Divulgando Que Acontece Em Nosso País O Que Se Passou No Estado do Amazonas Com Bruno e Dom, Não pode ser Esquecido. Imprensa Pantanal Rádio Web Digital Campo Grande ms
SINCERAMENTE , NAO TENHO PALAVRAS PARA DEFINIR O MEU REPÚDIO POR ESSAS PESSOAS QUE SE INTITULAM " GOVERNANTES" QUANDO VÃO ENTENDER QUE DINHEIRO 💸 NÃO SE COME???
Iniciativa de extrema importância.
Quando a última árvore tiver caído, quando o último rio tiver secado, quando o último peixe for pescado e o último ar for suspirado. VCS VÃO ENTENDER Q O DINHEIRO NÃO SE COME.
Como faço pra ir com vcs?
Sendo um genuíno caboclo amazônico da Ilha do Marajó fui criado respeitando e preservando a natureza com os seus eco sistemas nos beneficiando das sementes e óleos que a floresta nos proporciona. É uma pena que os gananciosos não pensam o mesmo. Eu continuo fazendo a minha parte! Parabenizo vocês por esse trabalho maravilhoso! Um grande abraço
Qualquer forma de abrir a consciência das pessoas para as questões sócio ambientais é louvável e deve ser apoiada de todas as formas por todos. Devemos replicar tudo o que entidades como o Greenpeace fazem, como luta ou como registro, de uma maneira tão corajosa, generosa e despojada. Não importa quanto se vá conquistar. Vale a luta e o exemplo.
Estamos juntos, sempre!!
Gostava de ajudar no terreno Como funciona?
Um belo e responsável trabalho de preservação e proteção. Parabéns!
Belo trabalho de toda equipe,que Deus os abençoe e proteja das maldades destes canalhas de colarinho branco
Grande iniciativa, inteligente e bem feita, neste momento em que precisamos muito mostrar ao povo brasileiro como são as necessidades reais da Amazônia, em primeiro lugar a conservação da floresta em pé e da riquíssima biodiversidade tropical.
Precisamos barrar todo tipo de violência contra nossos povos se precisar de mais pessoas pra repudiar essas maldades conte comigo.... abraço a todos do Greenpeace
Nos não podemos deixar que apossem d nossa floresta, temos que ser vigilantes e não podemos desistir.
A Amazônia é extensão da nossa casa. Como espécie, se a Amazônia perecer iremos juntos. A grande sacanagem é a extinção de várias espécies animais e vegetais que perdura enquanto a floresta é destruída. Precisamos lutar pela nossa mata, nossos animais e nossos índios. Parabéns pela luta de vocês. Infelizmente, ultimamente não estou em situação de ajudar. Mas no futuro pretendo fazer parte do grupo de vocês.
O que precisa para passear na Amazônia?!
EXCELENTE INICIATIVA.
Vamos juntos em proteção da nossa querida a Amazônia
Desde 1986/7 admiré el trabajo de Greenpeace. Seria un gran placer poder contribuir a proteger a los pueblos originarios y esa enorme biodiversidad.
Muito importante essas expedições, para proteger a biodiversidade e a floresta amazônica.os povos tradicionais precisa da natureza
O mundo inteligente sabe que o equilíbrio climático do planeta tem no bioma da amazona uma grande aliança e esse elo não pode ser quebrado ou milhares de vidas humanas e selvagens correm o risco de desaparecer. Não queremos deixar de herança aos futuros habitantes do planeta, uma região desértica que outrora ostentou uma rica fauna e flora.
As pessoas precisam se conscientizar de que a Amazônia é o pulmão desse planeta. Sem essa floresta o desequilíbrio é evidente, as populações ribeirinhas tradicionais geralmente preservam o lugar onde vivem, porém, são invasores provenientes de outros lugares que depredam o ambiente dessas populações. Devido ao baixíssimo índice educacional dessas pessoas, eles se aproveitam e as iludem para que possam tomar conta e cometer as barbaridades como a que aconteceu recentemente e outras que nem sabemos.
Olá a todos, lamentavelmente estamos convivendo com os abusos de um governo criminoso que tem como base a corrupção. Os admiradores da floresta e de seus animais tão como cidadãos comuns, ativistas e fiscais devem se preservados como patrimônio humanitário. Não aceitamos esses crimes bárbaros principalmente contra ativistas. Estamos na luta.
👏👏👏👏👏👏
Deus que proteja sempre os membros da equipe que realizam esse trabalho de responsabilidade e dignidade para toda a humanidade em busca da salvação do planeta 🌎
Tenho pena dá geração atual é das gerações que virão,se continuar o descaso dos famigerados políticos e exploradores,nao sobrará absolutamente nada.
A Amazônia e a maior riqueza que aziste no mundo
Parabéns aos engajadores desta luta de preservação. A Amazônia merece todo nosso respeito.
A ganância só destrói vidas, mas a esperança continua viva enquanto projetos assim forem criados, compartilhando a conscientização mostrando ao mundo o quanto é necessário cuidar do nosso meio ambiente nossa maior riqueza, o bem vai vencer pois não vamos desistir!
só uma organização desse porte com outras instituições participantes e lutar em defesa da Amazônia e do clima no planeta.
Maravilhosa exposição,curto muito a floresta amazônica,sua diversidade e importancia para futuras gerações e bem esta do planeta terra.
O Brasil precisa de gonvernante que ame a natureza e lute pó ela!!
Quem não conhece a extensão do Território Amazônico diz que a Amazônia é brasileira. O que não é verdade. É necessário conhecer a geografia do Brasil e da América do Sul. Precisamos defender o que é nosso, mas também colaborar com os países vizinhos.
Nunca fui à Amazônia, que foi sempre um sonho e agora virou quase pesadelo. protegendo a Amazônia protegemos os indígenas, florestas, animais e toda a imensa diversidade, que a maioria de nós mal conhece ou desconhece. O mundo merece uma Amazônia protegida.
Estou arrasada com a morte desses dois anjos: Bruno e o jornalista Fhilipes.Foram caçados como animais. Presumo que foi um filme de terror para os dois tal emboscada. Me enoja alguns falarem que eles não eram brasileiros e que Dom estava no dia errado, na hora errada com a pessoa errada. Primeiramente: a Amazônia em si é patrimônio da humanidade e não de uma cambada de psicopatas. Segundo: espero que as autoridades comecem a limpeza dentro dos órgão públicos onde existem muitos se beneficiando do seu cargo para práticas de crimes desse tipo. FATO. Infelizmente o combate deve-se começar contra a corrupção doentia desenfreada e perversa do nosso país. Criticam até os ingleses quando sabemos que o reporter foi apenas mais uma vítima e que estava a trabalho e a serviço nao so para criação de seu livro mas a serviço da da humanidade. Lamentável. Sinto muita vergonha e peço desculpas olha!? Principalmente pela forma que foram tratados por algumas " altoridades" no nosso pais.
Gostaria de ser o Super-Homem para poder defender a Amazônia!
parabéns pelo o trabalho
Parabéns.
Contém comigo sempre
Trabalho árduo e necessário nestes tempos de negação da ciência. Gostei do texto que fala suave sobre assunto pesado. Comecei a ler e parecia poesia a descrição da Rosana Villar.
É de extrema importância esta iniciativa do Greenpeace em defesa da nossa Amazônia, pois com esta ação podemos fiscalizar de perto tudo o que acontece na região, facilitando a tomada de providências para proteger não só o meio ambiente bem como às populações ribeirinhas tão fragilizadas pelos ataques à natureza.
Boa tarde Caríssimos Como é importante o trabalho do Greenpeace É essencial que esse trabalho seja divulgado, pois muita gente desconhece a situação real em que se encontra a Amazônia hoje. Nós brasileiros precisamos unir forças para combater esse tipo de prática abusiva e valorizar o trabalho dos índios e ambientalistas que vivem da biodiversidade da região com projetos auto-sustentávéis.
Conhecimento e resistência para defender a Amazônia é fundamental para a prevenção e conservação da riqueza ambiental.
Emocionada com a possibilidade de acompanhar a viagem Conheço um pouco a Amazonia e lutar por ela é dever de todos.
Apoiamos Todas as Formas de Divulgação Sobre Nossa AMAZÔNIA e Sua Bio Diversidade, Nossa Região Pantaneira e Seus Povos (tribos Indígenas) Passam Pelas Mesmas Condições Sem Apoio Dos Governantes Para Conservarem Suas Terras, Indígenas, Damos Total Apio Pelos Meios de Comunicação (Rádio e Internet) Divulgando Que Acontece Em Nosso País O Que Se Passou No Estado do Amazonas Com Bruno e Dom, Não pode ser Esquecido. Imprensa Pantanal Rádio Web Digital Campo Grande ms
Estou aprendendo a repensar os meus hábitos de consumo para com as gerações futuras, e o meio ambiente que fazemos parte. O GREENPEACE é uma referência a ser seguida pelas causas de uma Amazônia inviolável, respeitada e amada sem extrair o que nós garante uma vida saudável, e a integração ser humano e a Natureza. Parabéns pelos documentários, pelos ideais e encorajamento pelas justas causas, e pela conscientização.
Muito legal fazer parte dos conhecimentos que nos levem a refletir sobre a ideia ou pensamento sobre o progresso que queremos e o progresso que não queremos em relação ao meio que vivemos e aprendemos a nos relacionar uns com os outros. Parabéns pelas energias que são geradas, empregadas em defesa daquela linda, e exuberante Amazônia inviolável, intocada pela corrupção e mal feitores. Agradeço pelos conhecimentos que me faz sentir melhor.
Bom dia. Venho através desse comentário ´meu comentário A minha preocupação em estes estudos dessa gente todo pela floresta primeiro a exposição da gente da floresta facilitar o roubo de nossos riquezas debaixo da terra em meio a floresta.
Salvar a Amazônia é salvar o nosso Planeta!
muito transformador participar desta expedição!
Essa expedição e estudos de pesquisa são importantes! Assim documentado e registrado por nós, para mostra ao mundo a real necessidade de preservar nosso maior bioma! ( Amazônia)! Impacto na estatística do avanço da destruição, ganância e ignorância! # Salve a Amazônia # Somos Greenpeace 🇧🇷 Tmjs! 🌳💚✊ Abraços! Colegas.. Já mais vamos desistir!✊✊✊ Nosso carinho especial para: Bruno e Dom. !!! 🌿🌵🍀🌲🌳
Me orgulha de ver pessoas como vcs defendendo esse patrimônio nosso. Parabéns turma!
Nasci no Mato ,no tempo em que se plantava preservando as nascentes dos riachos córregos rios,conciliando a produção agrícolas sem o desmatamento desenfreados como hoje! Fico triste quando vejo o Pantanal a mata amazônica toda em chamas e penso o que será do futuro daquele povo e daquela terra ? Sem as matas Árvores não tem água não tem vida e vira deserto ! As autoridades tem que fazer uma analogia geológica climática biológica e não levar em conta as intensões dos empresários e políticos gananciosos!
Muito bom parabéns.
Pessoas como vocês é que fazem a diferença para que o mundo e no caso o Brasil seja melhor! Que sejam fortes na luta e não desanimem com as adversidades. Deus os abençoe!
Fico indignada com o que fizeram com A Amazônia. Confiemos nas forças do Bem.