#Greenpeace #Mobilização

Seja um doador

Você pode contribuir para que o Greenpeace investigue, faça campanhas e faça lobby para proteger o meio ambiente em todo o mundo.

Participe

Não é exagero quando falamos da importância do Brasil para o mundo. Cerca de 20% das espécies de animais vivem aqui, somos o país mais biodiverso e abrigamos a maior floresta tropical do mundo também, a Amazônia – cuja guarda partilhamos com Colômbia, Guiana Francesa, Bolívia, Suriname, Peru, Venezuela e Equador, cobrindo em torno de 5,5 milhões de quilômetros quadrados.

Trecho de desmatamento na Amazônia.

Quando falamos em floresta Amazônica, a palavra-chave é diversidade. Em adição às grandes áreas de florestas, ela possui uma flora e fauna, com cerca de 30 mil espécies de plantas e 30 milhões de espécies animais. Além de ser um dos ecossistemas mais ricos existentes, abriga cerca de 20% dos recursos hídricos de todo o planeta, influenciando diretamente no equilíbrio climático da Terra.

Temos muitos motivos para defender nossas florestas e sua rica biodiversidade contra o aquecimento global, certo? Nenhum governo ou empresa tem o direito de explorar e destruir nosso patrimônio verde. Ano passado nós tivemos muitas atividades e conquistas, aqui no Greenpeace e em 2019 teremos muito mais desafios. Mas vamos comemorar as nossas vitórias. Você se lembra delas?

  • Corais da Amazônia: o ano começou com a segunda expedição dos Corais e com o navio Esperanza em Belém, aberto para visitação, dando continuidade à mobilização nacional pelo recife dos Corais da Amazônia. E para fechar o ano com chave de ouro, conquistamos mais uma vitória com o Não do Ibama para a Total, que teve a licença negada para exploração de petróleo na Foz do Amazonas.
  • Florestas: Denunciamos fraudes de madeira em áreas de manejo e participamos de vistorias em campo As denúncias e as pesquisas resultaram em relatórios e documentos fundamentais para que pudéssemos exigir ação dos órgãos competentes pela  defesa das florestas e seus povos.
  • Agrotóxicos: com a campanha #ChegadeAgrotóxicos mobilizamos milhares de pessoas, fomos porta-vozes contra os agrotóxicos e com instituições parceiras, conquistamos a aprovação da Pnara – Política Nacional de Redução de Agrotóxicos. Neste ano, lançamos também o relatório Segure a Linha, que apresenta uma vasta pesquisa sobre os impactos do agronegócio no Matopiba, região do cerrado que abrange o Maranhão, o Tocantins, o Piauí e a Bahia.
  • Antártida: a imensa mobilização que resultou na assinatura de mais de 2 milhões de pessoas em todo o mundo a favor da criação de um Santuário na Antártida, infelizmente não  foi suficiente. Alguns países com interesses na pesca comercial impediram a criação do Santuário. Mas não desistiremos! Com seu apoio e de milhares de doadores do Greenpeace no Brasil e no mundo, vamos dar continuidade à luta para a preservação do Oceano Antártico e a criação do Santuário.

Uma coisa é certa, não podemos parar! Por isso, pedimos a sua ajuda para sempre podermos fazer mais pelo meio ambiente e lutarmos juntos contra a ganância daqueles que visam apenas lucros e não se importam com o futuro do planeta e das próximas gerações.

É tempo de cobrar do nosso governo ações que protejam a floresta e sua rica biodiversidade. A destruição do nosso meio ambiente tem que acabar. Faça parte deste movimento!